Clique nas imagens para ampliar
VISCOSIDADE EM COSMÉTICOS
Os cosméticos são formulações ou misturas usadas para melhorar ou proteger a aparência e odores do corpo humano, e hoje vem sendo também amplamente estudados e aplicados na linha pet como cães, gatos entre outros. O sucesso no desenvolvimento dos cosméticos não depende só da escolha das melhores matérias primas, mas também do seu processamento através das operações industriais, equipamentos utilizados e estudos adequados. A aplicação de um cosmético como o correto escoamento de um xampu ao sair do frasco ou o espalhamento de um creme sobre a pele é totalmente dependente de uma variável chamada viscosidade.
A viscosidade é a medida de resistência de um dado material ao fluxo que é originada pela força de atrito entre as “camadas” que compõem o material. Para uma correta medição de viscosidade é recomendado utilizar um viscosímetro rotacional Brookfield, por possuir uma ótima precisão para este tipo de análise.
O viscosímetro rotacional Brookfield esta no mercado há mais de 75 anos e é largamente utilizado nas indústrias e associações cosméticas, e por isso hoje ele é mencionado em diversas normas ASTM e ABNT, além das metodologias interna das empresas. O viscosímetro rotacional Brookfield, possui um ótimo controle de viscosidade devido a sua precisão, reprodutibilidade e leitura constante de viscosidade, o que permite entender de maneira precisa e correta o comportamento de um material e sua aplicação.
Para as análises de viscosidade o viscosímetro rotacional Brookfield aplica a técnica de medição que relaciona viscosidade à resistência que o fluido exerce ao movimento rotacional do sensor de cisalhamento ou spindle em diversas velocidades ou taxas de cisalhamento e temperatura, resultando na torção proporcional da mola.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE VISCOSÍMETRO ROTACIONAL BROOKFIELD
Para aplicações em cosméticos é recomendado o uso do viscosímetro rotacional Brookfield, o qual realiza leituras continuas de viscosidade, ou seja, em 360° de cada rotação com o acessório Helipath para amostras cremosas e pastosas, pois as leituras de viscosidade são geralmente realizadas em baixas velocidades e o equipamento com leituras constantes vai apresentar resultados mais precisos principalmente nas amostras pastosas e cremosas. No viscosímetro rotacional Brookfield é possível acoplar acessórios como o dispositivo SSA para redução do volume de amostras na análise de esmaltes, dispositivo ULA para análise de produtos com baixa viscosidade como enxaguante bucal, e ainda o software para estudos reológicos de qualquer tipo de material fluido.
O viscosímetro rotacional Brookfield possui uma ótima referência na indústria cosmética, pois consegue avaliar tanto produtos Newtonianos, os quais não mudam a viscosidade em função da taxa de cisalhamento, tanto os matérias Não Newtonianos, os quais mudam a sua viscosidade em função da taxa de cisalhamento. Na maioria dos produtos cosméticos existentes no mercado atual encontramos o comportamento Não Newtoniano, como por exemplo; um condicionar, o qual possui uma alta viscosidade quando em repouso (dentro do frasco), e após aplicar uma tensão de escoamento (força mecânica para fazer o produto sair do frasco) tem sua viscosidade reduzida, característica apresentada por um produto tixotropico com tensão de escoamento (Yield stress), as quais podem ser avaliadas com o viscosímetro rotacional Brookfield e seus acessórios.
Com especialistas dedicados a cada linha de produto, a Braseq pode oferecer as melhores opções e sugestão de equipamentos para atender as necessidades de cada cliente, de forma personalizada, dando segurança e assertividade na formatação de uma solução específica.
Para saber mais sobre Viscosímetro rotacional brookfield
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!