Clique nas imagens para ampliar
MEDIÇÃO DA COR NO CAMPO E NO CHÃO DE FÁBRICA
No gerenciamento da cor, muitas vezes e por varias razões, se faz necessário realizar a medição da cor fora do laboratório, em ambientes externos com procedimentos em condições desfavoráveis, nestas situações utiliza-se o medidor de cor portátil. São procedimentos necessários para avaliar nos caminhões, cargas transportadas; nas indústrias, em recebimentos de matérias primas; na produção, em chão de fábrica; nos armazéns, em produtos estocados; na expedição de mercadorias.
Também utilizam o medidor de cor portátil nas empresas de engenharia e arquitetura; nas inspeções de construções, avaliando revestimento de concreto e alvenaria, pinturas, placas e ladrilhos de cerâmica e painéis de vidro, controlando tonalidades de cores de acabamentos. No campo, em atividades de pesquisa o medidor de cor portátil é utilizado para comparar diferenças de características de minerais antes de beneficiamentos de vegetais, avaliando frescor e maturação.
Nas atividades comerciais de venda, são utilizados em demonstrações, para comprovar efeitos estéticos de produtos. Como na visão humana, no medidor de cor portátil participam a fonte de luz, o objeto que reflete ou transmite a luz e o observador, que enxerga o objeto pela luz refletida ou pela luz transmitida pelo objeto, notando sua cor e formato.
A medição da cor é regulamentada pela CIE, Comission Internacionale de Eclairage, (Comissão Internacional da Iluminação). A CIE regulamentou padrões para os instrumentos de medição da cor, geometrias dos ângulos relativos objeto, amostras e iluminantes. Com o objetivo de assemelhar-se da visão humana, o observador dos instrumentos para medição de cor são os fotodetectores; primeiramente padronizou-se o ângulo dois graus, a área de 1,7 mm e a distância de 50 cm, por ser a visão do centro da retina; posteriormente regulamentou-se o ângulo de dez graus incluindo a visão total da retina, a área de 8,8 mm a distância de 50 cm.
No medidor de cor portátil temos os seguintes elementos:
- Iluminantes: que reproduzem a intensidade da luminosidade do sol, às nove horas, às doze horas e luz do dia excluindo irradiação ultravioleta, reproduzem condições de iluminação de lâmpada incandescente com filamento de tungstênio e luz Fluorescente;
- A amostra: que é o objeto;
- O observador: que é o foto detector, que quantifica a cor.
Os raios de luz incidem sobre a superfície dos objetos/amostras, opacas ou transparentes, e parte da luz é absorvida. A cor do objeto/amostras é a luz refletida pelos objetos opacos e é a luz transmitida pelos objetos transparentes. Metamerismo é quando objetos/amostras aparentam a mesma cor quando iluminados por certo grupo de iluminantes, porém quando iluminados por outro grupo de iluminantes apresentam diferenças de cor.
As cores são parte da luz do espectro visível na faixa dos comprimentos de onda espectral de 400 a 700 nm. As cores sensíveis à visão são os tristímulos, Vermelho, (Red), 700 nm, Verde, (Green), 546 nm e Azul, (Blue), 435,8 nm. A sobre posição dessas três cores é a cor branca, o preto é a absorção total dos raios de luz na faixa espectral.
O medidor de cor portátil é elementar para quantificar a cor dos objetos/amostras a partir das cores, vermelho, verde e azul, compondo os tristímulos da visão. Os raios de luz do iluminante refletida ou transmitida pelo objeto/amostra transpassam os três filtros de luz, vermelho, verde e azul. Os filtros de luz não filtram apenas um único comprimento de onda do espectro, transpassam luz com comprimentos de onda próximos, isto é, o filtro vermelho, não é só 700 nm, o verde não é só 546 nm e o filtro azul não é só 435,8 nm.
O colorímetro medidor de cor portátil tem serventia para comparar cor com padrão de cor, mas não diferenciam metamerismo e outros dados de refletância. A reflexão dos raios luminosos, em maior quantidade em um mesmo ângulo é reflexão especular resultando na intensidade do brilho. Se refletida em diversos ângulos, espalhando os raios luminosos em diversas direções, trata-se de reflexão difusa.
MAIS INFORMAÇOES SOBRE O MEDIDOR DE COR PORTÁTIL
O medidor de cor portátil não é limitado a comparar padrões em três cores primárias, decompõe a luz do iluminante em toda a faixa de cor do espectro visível de 400 nm a 700 nm, faz a varredura contínua e seletiva de 10 em 10 nm, mede a cor absorvida e refletida em toda a faixa espectral.
O Miniscan EZ, Hunterlab, medidor de cor portátil é o portátil com características muito semelhantes ao para medição da cor de uso em laboratórios, têm todos os iluminantes e versáteis modelos adequados a especificas aplicações. Miniscan Ez, 4500L 45°/0° é o portátil para medição da cor por reflexão de luz, para amostras de materiais opacos. Iluminação 45 graus e observador a zero grau.
Versátil para tipos de tamanhos de amostras, porta de 31,8 mm, campo de visualização da amostra 25 mm tecidos; papel, grãos, partículas granuladas e pós e líquidos posicionados em cubas. Miniscan EZ, 4500S, 45°/0°, tem Iluminação circular a 45graus e visualização a zero grau, dedicado a amostras com pequenas áreas, porta amostras 6 mm e visualização circular de 5 mm e visualização circular de 20 mm. Miniscan EZ, 4000L, D8/0°, tem Iluminação difusa a 8 graus e visualização a zero grau; dedicado a amostras com área grande, porta amostra de 25 mm. Minimizar efeitos do brilho e da textura.
Miniscan EZ, 4000S, D8/0° tem Iluminação difusa a 8 graus e visualização a zero grau; dedicado a amostras com área grande, porta amostra 14,3 mm e visualização circular de 8 mm. Minimizar efeitos do brilho e da textura. A Braseq é a representante oficial da Hunterlab no Brasil, com assistência técnica e pós-vendas altamente qualificados.
Para saber mais sobre Medidor de cor portátil
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!