Clique nas imagens para ampliar
CORES DE MATERIAIS TRANSPARENTES, TRANSLÚCIDOS E COLORIDOS. LÍQUIDOS, FILMES E PAINEIS DE VIDROS OU DE PLÁSTICOS.
Encontramos muitos alimentos, cosméticos, fármacos e químicos na forma líquida onde alguns são transparentes outros translúcidos e, com tonalidades de cores, que dependendo de sua cor aparente demonstra o grau de pureza ou o grau de alteração físico-química. Nas indústrias, as cores de muitas matérias primas e produtos acabados, possuem relevâncias determinantes que precisam ser controladas.
O grau da qualidade é controlado com o medidor de cor, selecionando a metodologia adequada a cada tipo de material. Se o material é opaco deve ser analisado pelo método de reflexão, onde a luz refletida pelo material é avaliada considerando ou não a especular da luz refletida. Se o material é transparente ou translúcido, materiais com aspecto turvo, como líquidos com partículas sólidas dispersas ou coloridas, devem ser analisados pelo método de transmitância, no modo total ou regular onde os raios luminosos transpassam o material e uma fração de luz é absorvida e parte é transmitida.
Para atender a cada uma das necessidades dos segmentos industriais de produtos; alimentos, fármacos, cosméticos, domo sanitário, cerâmica, vidro, papel, metais, químicos e plásticos, foram convencionados métodos de analise da cor com diferentes padrões, escalas e índices. Os métodos de analise da cor padronizam, escalas e índices a gradientes cor referenciando a identidade das substâncias químicas. No século XIX surge aparelho medidor de cor, comparador de cor. Composto por um conjunto de tubos de vidro selados, contendo substâncias químicas, com padrão de referência, formando uma gradiente de tons de cores crescentes, numerados, que corresponde à escala. Com um tubo de vidro para colocar a amostra e um suporte com orifícios para posicionar os tubos padrões e tubos das amostras, possibilitando a operação de comparação.
O teste consiste em encher um tubo com amostra do líquido e comparar visualmente com os tubos padrões de referência de cor. O medidor de cor, comparador Gardner; possui a escala em índice Gardner que é formada por tubos padrões de cores, contendo uma das seguintes substâncias: Cloreto férrico ou Cloreto de cobalto ou Dicromato de potássio. A cor nos tons, do amarelo ao marrom, no gradiente dos 18 tons, corresponde à escala Gardner de 1 a 18. A escala Gardner é usada como referencia de cor, entre outras substâncias químicas, em ácidos graxos, óleos vegetais secantes e resinas.
A escala Pt-Co, Platina – Cobalto, também denominada, Hansen e APHA, correspondem à intensidade da cor do amarelo ao laranja, da solução de hexacloroplatina, é referência para avaliar a degradação e oxidação de produtos químicos como solventes, plásticos e de medicamentos em soluções farmacêuticas e para avaliação da qualidade das águas. Na escala o tom da cor amarela, 1 Pt-Co, equivale a 1 mg/l, (1 ppm) de Platina Cobalto; ausência de cor, inferior a 1, cor laranja, numeral 500. Norma ABNT BR 5769.
O problema com medidor de cor composto por produtos químicos é a falta de consistência em manter tons de cor; com o decorrer do tempo a reação fotoquímica oxidante degrada a cor da substância química. O teste é subjetivo; a avaliação é por comparação visual dos tons de cor, sem consistência, podendo ser diferente para cada um dos analistas.
O medidor de cor do tipo Nessler, consiste de um dispositivo, comparador colorimétrico, discos com lentes de vidro e tubo para amostra. As escalas de cor Gardner e de cor APHA / Pt-Co / Hansen e outras escalas referenciadas a cor, são reproduzidas em lentes de vidro montadas em discos colorimétricos. O teste consiste em colocar a amostra no tubo, posicioná-lo no comparador; a amostra é comparada com padrão de cor do disco.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MEDIDOR DE COR
Com os desenvolvimentos tecnológicos nos campos da óptica, eletrônica e mecânica de precisão, o medidor de cor passou por muitas evoluções tecnológicas, de comparador colorimétrico Nessler com discos com padrões nas escalas de tons de cor, ao fotocolorímetro eletrônico analógico dedicado, ao colorímetro tristimulus digital com três filtros nas cores, vermelha, verde e azul, ao medidor de cor na faixa contínua dos tons das cores, para análise de cor.
As imagens de amostras são analisadas por medidor de cor Hunterlab quantificando cor verdadeira e aparente de objetos, superfícies, materiais nos estados sólidos, líquidos, pastosos. Propicia utilizar métodos de reflexão de luz e de transmitância de luz de acordo com a medição das escalas padrão CIE, Comissão Internacional da Iluminação, entidade regulamentadora das normas de medição da cor e iluminantes.
O mais indicado para controle de qualidade e desenvolvimento de produtos líquidos, filmes, painéis de vidro ou plástico é o medidor de cor Hunterlab Vista, que analisa Haze (Efeito névoa), turbidez, de líquidos e filmes não opacos, isto é, transparentes e translúcidos, Índices de Cor: Pt-Co / Hazen / APHA, Gardner. Também atende as normas das Farmacopeias Americana Comunidade Europeia, Chinesa e Japonesa, para os parâmetros, Haze, Opalescência, escalas de cor Hunterlab, CIELab, CIELCh, Yxy, XYZ, transmissão total e dados espectrais de CIE - Comissão Internacional da Iluminação.
Há 30 anos a Braseq representa os principais fabricantes de equipamentos com alta performance para soluções de processos de controle de qualidade e desenvolvimento de produtos, como a Hunterlab, auxiliando na interface técnica e implementação de novas tecnologias no mercado brasileiro, a fim de colaborar com o avanço, produtividade e competitividade da indústria e institutos acadêmicos.
Para saber mais sobre Medidor de cor
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!