Clique nas imagens para ampliar
AVALIAÇÃO DE ADERÊNCIA PELO PRINCÍPIO PULL OFF
A adesão, por definição, é a ação de forças atrativas intramoleculares de curto alcance que se manifestam entre corpos cujas superfícies se encontram em contato, e se opõem à sua separação, ou seja, é aderência.
Existem algumas metodologias para avaliação da aderência do substrato ao revestimento, como por exemplo, o cross cut (que traduzido nomeia-se corte cruzado) e o Pull Off.
O método cross cut consiste em determinar a aderência de tintas e revestimentos no substrato, promovendo cortes paralelos e cruzados na peça pintada ou revestida, com lâminas de corte com angulação definida. Os cortes precisam ter profundidade suficiente para atingir o substrato, depois disso é aplicada na superfície do material uma fita adesiva, que objetiva promover o arranque de parte do revestimento, no momento de sua extração.
Existe certa subjetividade nesta metodologia de análise, uma vez que a força usada na extração da fita, que é responsável pelo arraste do revestimento, não é padronizada.
Outra metodologia usada na avaliação da aderência é o teste Pull Off. O medidor de aderência Pull Off avalia a resistência de um revestimento à separação do substrato a partir da aplicação de uma força de tração perpendicular. Os substratos revestidos geralmente incluem metais, plásticos, concreto, madeira e vidro.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MEDIDOR DE ADERÊNCIA PULL OFF
Os resultados obtidos com o medidor de aderência Pull Off podem ser utilizados no controle de qualidade ou pesquisa e desenvolvimento de produtos. Os campos de aplicação podem variar de produtos de consumo a projetos de construção em larga escala, pois um fator comum nestes segmentos é que as falhas de adesão podem estar relacionadas a um custo significativo aplicado nos reparos.
A avaliação de aderência a partir do princípio de funcionamento do medidor de aderência Pull Off torna-se mais objetiva, em relação ao cross cut, uma vez que a bomba hidráulica, calibrada, é responsável pela aplicação de força para medição da adesão.
A Defelsko, empresa representada pela Braseq, vem desenvolvendo tecnologias para facilitar as avaliações de substratos e revestimentos, e apresenta, como solução neste tema, o medidor de aderência Pull Off. O princípio de medição do medidor de aderência Pull Off baseia-se na operação com uma bomba hidráulica controlada eletronicamente, conectada ao corpo de prova por meio de uma coluna, exercendo vácuo e quantificando a pressão necessária para o arranque em unidades MPa e Psi. O medidor de aderência Pull Off pode ser fornecido em duas versões: automático e manual. Basicamente, a diferença entre os equipamentos é a quantidade de informações que são exibidas no display do medidor de aderência Pull Off automático, contudo, em termos de tecnologia e princípio de funcionamento, ambos atendem aos mesmos requisitos e normas, tais como ASTM D4541/D7234, ISO 4624/16276-1, AS/NZS 1580.408.5, entre outras.
Há 30 anos a Braseq representa os principais fabricantes de equipamentos com alta performance para soluções de processos de controle de qualidade e desenvolvimento de produtos, como a Defelsko, auxiliando na interface técnica e implementação de novas tecnologias no mercado brasileiro, a fim de colaborar com o avanço, produtividade e competitividade da indústria e institutos acadêmicos.
Para saber mais sobre Medidor de aderência pull off
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!