Clique nas imagens para ampliar
PERIODICIDADE DE CALIBRAÇÃO DE VISCOSÍMETROS BROOKFIELD
A experiência adquirida pelos técnicos Braseq na execução dos serviços de manutenção de viscosímetro recomenda que os instrumentos sejam calibrados periodicamente conforme expomos a seguir.
Desgaste de partes e peças mecânicas: as peças mecânicas sofrem desgaste natural e acúmulo de resíduos em locais críticos pelo uso contínuo, além de causar o desgaste acelerado, pode influenciar nos resultados das leituras conforme segue:
- Ponta pivô: quando sofre desgaste aumenta gradativamente o atrito com suporte pivô, como consequência, causa uma diminuição da sensibilidade e diferenças na leitura de viscosidade. Durante a manutenção de viscosímetro a substituição da ponta pivô é comum, muitas vezes somente a limpeza é suficiente.
- Ponta de eixo: resíduos acumulados na rosca e na face do eixo aumentam o desgaste da rosca do sensor de cisalhamento e tornam estes acessórios excêntricos causando diferença nas leituras e erros acima da tolerância. Com a adequada limpeza do eixo os problemas de excentricidade são resolvidos na manutenção de viscosímetro.
- Lubrificação das engrenagens: com o uso constante as engrenagens perdem a lubrificação ocasionando ruídos excessivos e desgaste prematuro. A troca do gel e a correta aplicação do óleo lubrificante feita na manutenção de viscosímetro prolonga a vida útil dos componentes.
- Desgaste de Partes Eletrônicas: Pelo uso contínuo, os componentes eletrônicos envelhecem, consequentemente alteram suas características elétricas e os resultados de ajuste, ou seja, a calibração eletrônica não se mantém constante e deve ser revista com frequência durante a manutenção de viscosímetro.
- Desgaste de Partes Eletromecânicas: Por uso contínuo e com influência da umidade, as partes eletromecânicas como escovas do motor, motor, contatos elétricos, terminais, conectores, etc., sofrem desgaste e oxidação.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A MANUTENÇÃO DE VISCOSÍMETRO
Estas partes devem ser limpas na manutenção de viscosímetro com produto anti-oxidante para mantê-las sempre com um bom contato elétrico.
Pelos motivos acima citados, recomendamos uma frequência de 6 a 12 meses para manutenção de viscosímetro preventiva / calibração e menor periodicidade para casos críticos, como instrumentos que operam 24 horas por dia ou são manuseados por muitos analistas. Atenção especial deve ser dada quando os produtos analisados contem partículas abrasivas, solventes, ácidos ou produtos cujo vapor causa ataque químico em peças metálicas ou acumulem resíduos nos equipamentos.
Para o seu instrumento permanecer em concordância com os padrões de qualidade da sua empresa, verifique a importância da frequência da manutenção de viscosímetro.
Para saber mais sobre Manutenção de viscosímetro
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!