Clique nas imagens para ampliar
COR COMPARAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
Espectrofotômetro Hunterlab, aqui faremos uma breve introdução sobre avaliação da cor. A percepção das cores não é um processo meramente visual, e sim o que interpretamos com o cérebro, onde o olho é o hardware e o cérebro é o software que faz o processamento de dados. É o resultado da interação dos materiais com a luminosidade, tonalidade, saturação cromática e brilho.
Objetos com cores aparentemente idênticas apresentam cores diferentes, isto ocorre devido a diversos fatores que interferem na aparência da cor. A cor muda com a intensidade e tipos da fonte luminosa ou iluminante do ambiente. Nas pinturas, a qualidade dos acabamentos é afetada pelas diferenças do poder de cobertura das tintas, da viscosidade, das espessuras das camadas de revestimentos e das condições de acabamento (polimento).
Um objeto que apresenta textura da superfície nivelada, lisa, sem relevo, aparenta mais brilho, comparado a outro com textura irregular, rugosa, aparentando menos brilho. Essas diferenças de acabamentos fazem com que a luz refletida seja em ângulo e em quantidades da reflexão distintas, parte dos raios reflete em diversos ângulos, de forma espalhada, isto é reflexão difusa e parte dos raios é refletida no mesmo ângulo de incidência da luz denominada reflexão especular.
A visão humana é subjetiva, enxerga a cor dos objetos, como o observador é influenciado na avaliação dos produtos; a cor aparente dos produtos tem que ser atraente em todas as condições de luminosidade apresentando mesmas tonalidades e brilho em diferentes substratos.
Cabines de Luz são equipamentos utilizados para avaliar cor dos objetos comparando com padrões de referencia da cor. Nessas cabines, simulam diferentes tipos de iluminantes como a luz do dia, incandescente, Luz UV, por exemplo. A avaliação da qualidade da cor é de forma subjetiva, a comparação dos objetos é feita visualmente pelo Inspetor; a visão humana não distingue de forma exata tons de cores e de brilho, pois depende da quantidade de sensores cromáticos (cones RGB) e sensores de luminosidade (bastonetes) que são características inerentes de cada ser humano.
Hunterlab compara com medições precisas a cor e a aparência dos objetos, realizando leitura da aparência da cor e / ou cor, conforme geometria construtiva (direcional ou difusa) e controla todas as variáveis que interagem no processo da medição da cor.
Na percepção da cor, são três os elementos que participam do processo: O objeto, que olhamos, a luz que o ilumina e reflete sua cor (superfícies opacas) e o observador que é sensibilizado pelo objeto.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O HUNTERLAB
No Hunterlab estes três elementos são instrumentados em precisos controles.
No Hunterlab os iluminantes reproduzem Luz nas intensidades predefinidas simulando, luminosidade matutina, luminosidade ao meio dia, luminosidade vespertina, iluminação fria e de filamento incandescente.
No Hunterlab o foto sensor quantifica a cor com precisão e reprodutibilidade sensível, reproduz o olho do observador (na geometria construtiva denominada direcional) com a especular exclusa (componente do brilho), nas seguintes características, 45/0; 0/45; 30/0 considerando a relação do ângulo de incidência da luz e o ângulo de leitura do (posicionamento da porta sensora), focando a amostra que é o objeto o qual a cor é quantificada.
Dispositivos possibilitam realizar medições com o Hunterlab com amostras de materiais líquidos, pastosos, sólidos, nas diferentes formas planas, granulares, pellets, em grandes e pequenas áreas de amostragem.
O Hunterlab têm a conformidade exigidos pelas normas internacionais estabelecidas pela CIE (Comission Internationale de I'Eclairage), entidade que regulamenta a medição e padrões da cor; Iluminante e observador padrão e escalas de medição CIE L, a, b; CIELCh; Yxy; XYZ, não esquecendo da escala HunterL,a,b.
As cabines de luz simplesmente padronizam a iluminação, a avaliação visual é subjetiva de cada operador, servem apenas para avaliar aproximações de tonalidades de cor, em quanto que o Hunterlab efetivamente faz controle de qualidade comparando e quantificando a cor em escalas numéricas.
Para saber mais sobre Espectrofotômetro Hunterlab
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!