Clique nas imagens para ampliar
SOLUÇÕES DE PROBLEMAS DE HUNTERLAB
Os Hunterlab são equipamentos robustos e duráveis, para que não seja necessário o conserto basta seguir as instruções do manual de operações e as recomendações dos especialistas Braseq.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CONSERTO
A manutenção preventiva periódica irá evitar o conserto, no entanto, caso seu instrumento apresente problemas, conte com o conhecimento e o suporte técnico Braseq para soluciona-los. Apesar da existência de diferentes modelos, do portátil para analise de reflectância ao de bancada para reflectância e transmitância, alguns defeitos são comuns entre eles.
Para auxilia-los na solução de problemas, apresentamos abaixo algumas situações encontradas frequentemente por nosso corpo técnico:
- Equipamento não liga: Verificar se o instrumento está ligado na tomada e seu botão na posição "ON", caso haja um estabilizador de voltagem, confirmar se este também esta na posição ON. ATENÇÃO, caso haja mais instrumentos conectados ao mesmo estabilizador e este for de baixa potência, pode ocorrer do não ligar. Utilize apenas redes elétricas com aterramento e estabilizadas para preservar os componentes eletrônicos e não necessitar do conserto.
- Equipamento reinicia sozinho: Normalmente este sintoma representa dano na placa de processamento que pode estar saturada ou queimada. Verifique a tensão de alimentação do instrumento e se estiver tudo em ordem desligue o instrumento para não danificar o restante do sistema, e entre em contato com a Braseq para conserto.
- Bips contínuos: Os instrumentos Hunterlab possuem diferentes fontes de energização tais como: fonte principal, fonte de disparo da lâmpada, placa de energização, quando estes circuitos não estão em sintonia, podem apresentar bips contínuos e mal funcionamento. A intervenção técnica qualificada pode resolver o defeito através de regulagens ou da substituição de alguma destas placas durante o conserto.
- Falha no Padrão Preto e/ou Branco: Verifique se os padrões preto e branco estam limpos e sem marcas ou riscos, realize novamente a calibração. Verifique se não há sujeira, ou algum tipo de contaminação, no caminho de luz até a área de contato com o padrão, CUIDADO, a limpeza deve ser realizada por profissionais treinados, se realizada incorretamente pode ocasionar sérios danos ao equipamento. Há grande possibilidade do problema estar relacionado ao hardware e ser necessário o conserto, a maioria dos defeitos de hardware implicarão no erro da leitura dos padrões.
- Falta de repetitividade de leitura: A precisão dos instrumentos começa pelos padrões utilizados no processo de inicialização, quando ocorrem problemas na repetitividade das leituras, certifique-se que os padrões preto e branco estejam limpos e sem marcas ou riscos e proceda com o processo de calibração novamente. Se o problema persistir o conserto será necessário.
- Não comunica com o computador: Problemas de comunicação podem estar relacionados ao software, conexão dos cabos, RS-232 e Mini-USB ou na placa controladora. Verifique as conexões dos cabos nas duas extremidades (instrumento e computador), verifique o status das portas de comunicação do computador, solicite auxilio de um técnico de TI, e caso o problema não esteja nas conexões, pode ser no software EazyMatch, proceda com o procedimento de “limpeza do sensor” instalado e repita o processo de instalação deste sensor pelo software. Caso a comunicação não se restabeleça pode haver um problema de hardware, e o conserto deve ser solicitado.
- Lentidão no processamento dos dados: Neste caso verifique se o "Job" do software EazyMatch esta com muitas leituras no banco de dados, a grande probabilidade de que o problema esteja relacionado a isso. Crie um novo Job com as configurações antigas utilizando a função do "Job Template" e resolverá este problema.
A Braseq esta sempre preparada para atendimento em nosso laboratório em Jarinu ou no laboratório de nossos parceiros, realizamos serviços de manutenção preventiva e corretiva seguindo rigorosamente os procedimentos Hunterlab, os quais estão em conformidade com a ISO 9001. Seguimos os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2005. Solicite uma visita técnica e mantenha seu instrumento em perfeitas condições de funcionamento, garantindo assim, a padronização e qualidade dos seus produtos.
Para saber mais sobre Conserto
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!