Clique nas imagens para ampliar
FUNDAMENTOS DA MEDIÇÃO DA COR
Nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e de controle de qualidade de diferentes segmentos industriais, o controle da cor é fundamental para analise de matérias primas, ingredientes e aditivos.
O colorímetro para laboratório efetua medição das cores e detecta os triestimulos dos componentes da cromacidade da cor. O controle da cor é aplicado em alimentos, cosméticos, produtos farmacêuticos, materiais plásticos, pellets, revestimentos de madeira e metais, cerâmicas, painéis de vidro, eletro doméstico e outros tantos.
Nas indústrias é utilizado o colorímetro para laboratório dedicado a analisar a cor verdadeira, a cor aparente, o brilho e opacidade em materiais com formatos esféricos, planos, rugosos, partículas sólidas, granuladas, finas e em pó, líquidos e grãos.
Para a cor ser notada é necessária a participação de três elementos: a fonte de luz, o objeto que reflete ou transmite a luz e o observador que enxerga o objeto pela luz refletida ou pela luz transmitida, notando sua cor e formato.
As medições da cor no colorímetro para laboratório interagem os três elementos que participam da medição de cor para reproduzir o mesmo processo da percepção humana.
OBJETO é a amostra a ser analisada.
OBSERVADOR é o foto detector que no colorímetro para laboratório quantifica a energia da luz refletida ou transmitida pelo objeto ou amostra.
ILUMINANTE é a luz que ilumina o objeto/amostra. No colorímetro para laboratório são os Iluminantes que imitem luz em comprimentos de onda específicos, reproduzindo iluminação de diferentes ambientes.
A entidade que padroniza e regulamenta as condições de medição da cor é a CIE - Comission Internacionale de Eclairage (Comissão Internacional de Iluminação), compostas por especialistas da Europa, Estados Unidos e também do Brasil. As fontes de iluminação padronizadas pelo CIE são os seguintes:
- A - Lâmpada incandescente, filamento de tungstênio.
- C - Luz do dia sem UV.
- D50 - Luz do dia às 9 horas.
- D65 - Luz do dia às 12 horas.
- D75 - Luz do dia na linha do Equador,
- F2 - Luz Fluorescente, (luz fria),
- F7 - Luz Fluorescente, banda larga.
- F11 - Fluorescente, TL 84, (comercial).
- F12 - Fluorescente luz Ultralume 3000.
Os iluminantes interferem diretamente na percepção das cores.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COLORÍMETRO PARA LABORATÓRIO
Um mesmo objeto ou amostra, quando iluminado por diferentes iluminantes, aparentam ter a mesma cor, quando trocado o conjunto de iluminantes distinguisse a diferença da cor. Este efeito é denominado metamerismo.
Qualquer objeto atingido por luz é bombardeado por raios com milhões de fótons, a reflexão ou a transmissão dos fótons depende da estrutura de átomos das moléculas dos objetos, da ordenação no espaço, de seus elétrons e das combinações de átomos.
Arranjos atômicos absorvem muitos fótons, parte é transformada em calor e parte é luz refletida ou transmitida. Os raios de luz refletidos não são necessariamente refletidos em um mesmo ângulo e em igual quantidade de raios. Dependendo do ângulo predominante, a cor do objeto é brilhante, isto é especular, se os raios refletem em diversos ângulos é reflexão difusa.
A cor é a resultante das ondas eletromagnéticas que sensibilizam nossa retina na faixa espectral visível de 400 a 700 nanômetros, (nm); abaixo de 400 nm é irradiação ultravioleta, acima de 700 nm é radiação infravermelha. As cores detectadas são parte da luz do espectro visível na faixa espectral de 400 a 700 nm.
O colorímetro para laboratório elementar decompõe a luz branca com os três filtros de luz, vermelho, verde e azul, possibilitando comparar a cor de determinada amostra com um padrão conhecido, não detectam metameria e outros dados de refletância.
O é o colorímetro para laboratório não limitado a comparar padrão em três cores primárias, decompõe a luz branca em toda faixa de cor do espectro visível de 400 nm a 700 nm, característica superior para medição de cor, mede a cor absorvida e refletida em toda faixa espectral.
No colorímetro para laboratório a reflexão é medida na geometria 45°/0°, para objetos opacos, para objetos translúcidos a medição é difusa com geometria D/8, para objetos transparentes a medição da cor é por transmitância, a geometria para medição é T/0°, o ângulo é zero, a luz atravessa o objeto.
Para saber mais sobre Colorímetro para laboratório
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!