Clique nas imagens para ampliar
A VERSATILIDADE DO TEXTURÔMETRO CT3
O analisador de textura CT3 foi desenvolvido inicialmente para quantificar as propriedades físico-mecânicas relacionadas aos alimentos, permitindo estabelecer uma correlação entre os parâmetros instrumentais (quantitativos) com as características sensoriais dos alimentos analisados.
O princípio de funcionamento do analisador de textura CT3 é submeter a amostra a forças controladas de compressão aplicadas por uma ponta de prova, ou forças de tração, utilizando dispositivos tipo garras. A resistência do material a essas forças é medida por uma célula de carga que fornece o resultado em gramas, quilogramas ou newtons. Essas forças são uma função das propriedades da amostra e dos parâmetros de teste utilizados.
Aplicações clássicas para o analisador de textura CT3 – AMETEK Brookfield fornecidos pela Braseq, são: avaliação de maciez em pães e bolos; extensibilidade de massas ou gluten; dureza de balas, confeitos e sementes; força para corte e cisalhamento de carnes e derivados; firmeza e maturação de frutas, legumes e hortaliças; espalhabilidade de manteigas e margarinas, consistência de iogurtes e geleias, crocância e fraturabilidade de biscoitos e bolachas.
De fato, o analisador de textura é uma máquina universal de ensaios que permite a realização de testes de compressão e tração na amostra, assim, sua aplicação é expandida para além da área de alimentos. O desenvolvimento de pontas de prova e acessórios permite que o analisador de textura CT3 seja utilizado na avaliação de embalagens em testes de resistência à tração, elongação e força de selagem, força de bombeamento de válvulas “pump”, avaliação de coeficiente de atrito em embalagens flexíveis e adesividade de fitas.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ANALISADOR DE TEXTURA
Expande-se ainda a aplicação do analisador de textura CT3 para o segmento de produtos cosméticos e farmacêuticos avaliando espalhabilidade de cremes e pomadas, força de extrusão em bisnagas, penteabilidade de cabelo, dureza de minas de lápis ou resistência à quebra de batom, força de adesão em transdérmicos, entre outros.
A Brookfield, com experiência de mais de 80 anos no mercado mundial, desenvolveu um analisador de textura de fácil utilização, compacto e robusto que permite sua operação através de modo autônomo, muito útil em ambientes de produção e controle de qualidade e ao mesmo tempo com possibilidade de conexão a software aplicativo que cria métodos, coleta e avalia dados, requisitos fundamentais em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Pontas de prova e acessórios desenvolvidos e compatíveis com diversas metodologias internacionais ASTM, AOAC, AACC, GME, GMIA, entre outros.
A Braseq há mais de 30 anos no mercado representa a empresa Ametek Brookfield, fabricante do analisador de textura e atua como extensão no Brasil auxiliando na interface técnica implementação de novas tecnologias no mercado nacional, a fim de promover maior avanço, produtividade e competitividade da indústria e institutos acadêmicos.
Para saber mais sobre Analisador de textura
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!