Clique nas imagens para ampliar
CARACTERIZAÇÃO DE FLUIDEZ DE PÓS DE MANEIRA SIMPLES, PRECISA E REPRODUTÍVEL
Os problemas mais comuns ocorrem no transporte e estocagem dos pós durante e após a produção, assim, a avaliação das características como fluidez e densidade aparente dos insumos e misturas, se torna fundamental ao planejamento do processo, avaliação de desempenho e resolução de problemas.
Componentes aditivos, ingredientes e matérias primas excipientes, presentes nas industrias de alimentos, cosméticos, fármacos, defensivos agrícolas, fertilizantes, cerâmica, mineração, siderurgia e química encontram-se sob a forma de pós, grânulos e partículas com formas e tamanhos de 0,1 µm a 2000 micra.
O analisador de fluxo de pó PFT da Ametek Brookfield, fornecido pela Braseq, baseia-se na metodologia da célula de cisalhamento, padronizado através da ASTM 6128, para avaliar as propriedades do material: o teste é feito através do aumento das forças de compactação da amostra e posterior cisalhamento da mesma.
A avaliação da força de ruptura necessária para a quebra da estrutura formada, permite ao analisador de fluxo de pó PFT produzir um gráfico chamado função ou curva de fluxo que caracterizará o tipo de escoamento do material desde livre (free flowing) até coeso e não fluido.
TIPOS DE ANALISADOR DE FLUXO DE PÓ
O analisador de fluxo de pó PFT possui 2 tipos de células usadas no teste: a célula aletada que além do gráfico de função de fluxo fornecerá informações sobre ângulo de atrito interno e a célula lisa que fornecerá informações sobre densidade aparente e ângulo de atrito de parede.
A partir desses dois testes o analisador de fluxo de pó PFT fornece as informações de dimensão de arco coesivo, diâmetro de buraco de rato (rat hole), semi-ângulo de Hoppler, cálculos estes, empregados no projeto e desenho de silos e tremonhas.
O software que acompanha o analisador de fluxo de pó , é empregado na padronização de diferentes testes incluindo teste por tempo de consolidação, que simula o tempo no qual o pó ou misturas ficarão armazenados antes da aplicação, comparação de resultados, visualização e impressão de relatórios personalizados. É possível também fazer avaliação estatística das amostras e determinar índice e razão de compressibilidade, respectivamente, Carr Index e Hausner Ratio.
O analisador de fluxo de pó PFT pode ser fornecido em duas configurações, dependendo da disponibilidade de amostra que o cliente possui para teste: célula padrão para utilização de 230cm3 e célula de pequenos volumes, desenvolvida inicialmente para aplicações em indústrias farmacêuticas, que requer 38cm3 de amostra.
O uso do analisador de fluxo de pó PFT elimina a subjetividade de testes como o funil de escoamento, ângulo de repouso ou o cálculo de densidade aparente com uso de provetas, garantindo a exatidão e reprodutibilidade dos resultados. Acesse mais informações do analisador de fluxo de pó PFT no site Braseq/produtos.
Para saber mais sobre Analisador de fluxo de pó
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!