Clique nas imagens para ampliar
ANALISADOR DE AMÔNIA - CONTROLE ON-LINE EM EFLUENTES
A Análise de Amônia é um indicativo de degradação orgânica essencial para o atendimento das normas ambientais e sanitárias para todos os tipos de águas de rios, subterrâneas, de potabilidade e efluentes industriais e sanitários.
O analisador de amônia on-line modelo AM200, foi desenvolvido para medição de amônia, sob forma de íon NH4+. O equipamento pode ser configurado para dar um resultado como NH4+, ou como N-NH4+, ou seja, nitrogênio amoniacal.
O analisador de amônia / Nitrogênio Amoniacal AM200, possui um método de análise confiável através da medição por espectrofotometria UV em fase gasosa. Este método proporciona uma medição de qualidade com estabilidade de longo prazo, sem risco de interferências ou de degradação do sensor, quais sejam as características da amostra, como as que ocorrem em outras metodologias como o colorimétrico método nessler, ou por íons seletivos.
A cada medição, a quantidade de íon amônio NH4+ da amostra é transformada em gás amoníaco NH3 através da adição de uma pequena quantidade de hidróxido de sódio na amostra analisada, o pH da amostra fica próximo a pH>12, conforme a equação:
NH4+ + NaOH à Na+ + NH3 + H2O.
A circulação do gás NH3 através do analisador de amônia faz um circuito passando pelo e voltando ao tanque de reação, onde a amostra é agitada. Assim o sistema chega a um ponto de equilíbrio entre o NH3 dissolvido na amostra e o NH3 em fase gasosa (Lei de HENRY).
SAIBA MAIS SOBRE O ANALISADOR DE AMÔNIA
O analisador de amônia realiza em seguida a análise do espectro de absorção típico do amoníaco NH3, identificando o espectro especifico do NH3 através de um procedimento matemático conhecido como Transformada Rápida de Fourier (FFT), permitindo determinar a concentração inicial de NH4 na amostra. A cada medição, um zero automático é realizado.
Este método é muito seletivo e nenhuma interferência é conhecida, pois a medição é realizada pelo analisador de amônia / Nitrogênio amoniacal AM200, depende de uma propriedade física da substância para medir (suas propriedades e espectro de absorção) e não de alguma reação química e nem físico-química com o sensor.
O único reagente necessário é uma solução de hidróxido de sódio para elevar o pH da amostra, ocorrendo alteração do Potencial Zeta da solução, não ocorrendo contato entre a água a ser analisada e o sensor. Como a medição do analisador de amônia é realizada na fase gasosa, não há interferência causada por sólidos ou pela Turbidez da amostra.
A utilização do analisador de amônia no monitoramento na água de reuso, auxiliará no controle e utilização de Cloro Livre, evitando penalidades financeiras na prestação de contas no final de cada fornecimento. O analisador de amônia AM200 é um on-line que permite o monitoramento em tempo real no gerenciamento de uma ETA ou ETE ou até mesmo em monitoramento de rios e lagos in situ, consulte mais informações com os especialista de produto da Braseq.
Para saber mais sobre Analisador de amônia
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!