Clique nas imagens para ampliar
A MÁQUINA UNIVERSAL E SUA AMPLITUDE DE APLICAÇÃO
O texturômetro universal CTX é uma máquina de ensaios capaz de executar testes de compressão e tração em diferentes tipos de amostras, quantificando assim as propriedades mecânicas de materiais como adesivos, emplastos, selos para tampas, embalagens flexíveis.
O equipamento CTX chamado texturômetro universal foi desenvolvido inicialmente para análise instrumental de alimentos correlacionando parâmetros sensoriais com sua respectiva quantificação. O desenvolvimento de pontas de prova e dispositivos específicos permitiu a ampliação da aplicação do instrumento sendo o mesmo usado na análise de materiais, alimentos, produtos farmacêuticos e cosméticos.
Através dos testes de compressão e tração, o texturômetro universal avaliará parâmetros como flexão, alongamento e ruptura, força de rasgo, aderência e força de adesão, cisalhamento e coeficiente da atrito, entre outros.
O QUE O TEXTURÔMETRO UNIVERSAL PERMITE
O texturômetro universal fabricado pela Brookfield permite a análise de adesivos e fitas sensíveis à pressão através da realização de testes de aderência (Tack Test / TA-ATT) e força adesiva (Loop Tack Test/ TA-LTT) compatíveis com as normas ASTM D6195 e PSTC-16. Em complemento a essa avaliação, testes imitativos podem ser conduzidos com dispositivos e garras (PF180/ PF90/ DGF) acoplados ao texturômetro universal para testes de adesão em 90° e 180° além de avaliação de alongamento e ruptura em acordo com normas ASTM D3330/ 3759, AFERA 4001/ 40044 e PSTC 101/ 131.
A utilização de plataforma ajustável (TA-GPJ) conectada ao texturômetro universal CT3/ CTX também analisará a aderência em tampas de recipientes selados. A plataforma permite que a amostra seja mantida a 0°, 45° e 90° enquanto uma ponta de prova promove o “arranque” do selo da embalagem. Em combinação com o software TexturePro CT, o ensaio produz resultados rápidos e precisos para comparação de lotes de embalagens em programas de desenvolvimento de produtos e controle de qualidade.
A avaliação do coeficiente de atrito estático e dinâmico permitirá a quantificação da resistência ao deslizamento de duas superfícies. Esse parâmetro é amplamente utilizado na indústria de embalagens flexíveis e a quantificação dos referidos parâmetros é feita utilizando-se um texturômetro universal, estando o teste preconizado na ASTM D1894.
Observa-se através dessa postagem que o equipamento atende a avaliação de materiais sendo os testes normatizados. A utilização do software aplicativo TexturePro CT possibilita ainda a padronização de metodologias, sendo os resultados visualizados graficamente ou matematicamente através de relatórios individuais ou análises estatísticas.
Para saber mais sobre Texturômetro universal
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!