Clique nas imagens para ampliar
CONTROLE DE VISCOSIDADE NO PROCESSO
A viscosidade é uma propriedade física que determina a resistência que um fluido tem para escoar. Esta resistência é o produto ocasionado pelo seu atrito molecular. Sempre que um fluido é movido ou distribuído fisicamente, como por exemplo; ao ser espalhado ou misturado, ocorre cisalhamento, que é a força necessária para mover as camadas do fluido. Quanto maior a fricção, maior será a força necessária para causar o movimento; assim, materiais com alta viscosidade requerem maior força para se mover do que os que possuem baixa viscosidade.
São chamados de fluidos newtonianos os gases e os líquidos simples, incluindo metais líquidos, que obedecem à lei de Newton da viscosidade. Por outro lado, soluções poliméricas, pastas e tintas são classificadas como não newtonianos, pois possuem comportamentos não lineares, ou seja, a tensão de cisalhamento aplicada não depende da velocidade de deformação resultante.
Encontram-se abaixo as descrições técnica de alguns modelos:
- No medidor de viscosidade em linha TT100, o fluido transpassa a câmara de amostragem continuamente, escoando sobre o rotor cilíndrico, que está submetido à ação de motor síncrono. A velocidade gera força centrípeta e fluxo no anel entre o rotor e estator. O tubo de torque é tensionado pela viscosidade do fluido e ao restabelecer o equilíbrio de resistência ao movimento transmite deflexão angular ao transdutor. O sinal proporcional à viscosidade é eletronicamente processado.
- O modelo VTE realiza medição contínua da viscosidade de processos em regime de fluxo à pressão atmosférica. O sensor de cisalhamento coaxial deste medidor de viscosidade em linha está imerso no fluido a ser analisado. A deflexão da mola produzida pela resistência do fluido a esse cisalhamento é proporcional à sua viscosidade. A faixa máxima de viscosidade será determinada pela velocidade de rotação do sensor e também pela sua forma e tamanho, além do sensor de torque calibrado (mola).
- No medidor de viscosidade em linha PV100, o fluido se envolve ao elemento sensor que possui uma geometria cilíndrica definida, rotacionando em velocidade angular constante através de um acoplamento magnético entre o motor e o rotor. A velocidade gera força centrípeta e fluxo no anel entre o sensor e a parede estacionária da capa cilíndrica. O elemento de torção é tensionado pela viscosidade do fluido e ao restabelecer o equilíbrio de resistência ao movimento transmite deflexão angular ao transdutor.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MEDIDOR DE VISCOSIDADE EM LINHA
Os modelos de medidor de viscosidade em linha TT100, VTE e PV100 possuem sensor rotacional cilíndrico coaxial. No medidor de viscosidade em linha com sensor vibratório AST-100, a medição da viscosidade é feita a partir de um sensor vibratório que gera um sinal digital proporcional à viscosidade. O produto a ser analisado entra na câmara de medição onde se expõe ao sensor de medição. Ao submergir o sensor no produto a ser analisado, a haste vibratória detecta o amortecimento da frequência emitida através da defasagem do ângulo de fase e a converte em valores de viscosidade. Este medidor de viscosidade em linha lê a temperatura através de um Pt100 que está localizado próximo a haste.
A Braseq trabalha com o medidor de viscosidade em linha da marca Ametek Brookfield, que fabrica viscosímetros de bancada há mais de 80 anos, sendo referência em empresas, laboratórios e centros de pesquisas ao redor do mundo. Estes instrumentos são destinados para controle contínuo da viscosidade no processo dentro de uma determinada região de operação.
Para saber mais sobre Medidor de viscosidade em linha
Ligue para 11 Array ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!